Distribuidor Autorizado Serasa Experian
Blog

Certificação Digital: Dicas de segurança para você

Por Mariana - 10/09/2020
Certificação Digital: Dicas de segurança para você

A cada dia, o avanço tecnológico vem possibilitando o acesso a diversos tipos de informação, nos trazendo um leque de possibilidades e facilidades, mas em contrapartida, a medida que essa tecnologia evolui, é normal existir a preocupação, principalmente no que se diz respeito a segurança das informações trocadas no ambiente virtual. Por conta dessa insegurança, muitas pessoas e empresas acabam não usufruindo dos benefícios e facilidades oferecidas pela internet e é por esse motivo que a certificação digital chegou para resolver esse problema.
A certificação digital possui uma tecnologia que foi desenvolvida para oferecer, por meio de criptografia, segurança, integridade e autenticidade às informações eletrônicas, traduzindo o que existe de mais moderno na proteção de informações trocadas em ambiente virtual.  


O QUE É UM CERTIFICADO DIGITAL?
O certificado digital é um documento eletrônico que confirma de forma inquestionável pessoas físicas e jurídicas no meio eletrônico. É a identidade digital que permite assinar documentos com validade jurídica.
Ele foi criado para facilitar a vida de pessoas físicas e empresas, agilizando processos, garantindo segurança além de promover a redução de custos. O certificado digital é muito seguro. A maioria das aplicações do governo solicitam a sua utilização em suas transações.


QUANDO ELE FOI CRIADO?
O certificado digital já faz parte da rotina das pessoas e empresas desde 24 de agosto de 2001. Ele foi regulamentado com a Medida Provisória nº 2.200-02, que é norma responsável por regularizar e validar contratos digitais no Brasil, além de diferenciar assinaturas digitais de outras ações eletrônicas.
O certificado digital é um documento que deve ser gerado e assinado por uma Autoridade Certificadora. Essa Autoridade é um órgão responsável pela criação e gerenciamento dos Certificados Digitais, que precisa estar de acordo com todas as regras estabelecidas pela ICP-Brasil (modelo oficial brasileiro composta por uma cadeia hierárquica regulamentada que viabiliza a emissão de Certificados Digitais para a identificação do Cidadão em ambiente virtual).


A CERTIFICAÇÃO DIGITAL É REALMENTE SEGURA?
Todo Certificado Digital tem uma Chave Pública ou Privada, isto é, um nome e um número exclusivo que garante segurança ao usuário. Essa chave compõe um sistema de criptografia assimétrica, onde os dados só conseguirão ser acessados se o receptor tiver a chave correta para decodificá-los.
Essas duas chaves são geradas aleatoriamente por funções matemáticas e trabalham em conjunto. Tudo que uma assina, somente a outra é capaz de autenticar. Essas características trazem maior segurança ao documento. Além da segurança fornecida pela própria ferramenta, o usuário deve utilizar senhas fortes que contribuem para aumentar a sua segurança. Ao emitir o certificado junto à autoridade certificadora, é recomendado criar uma senha segura, misturando letras maiúsculas, minúsculas, números, símbolos e ter, pelo menos, 8 dígitos.

 

VANTAGENS E OS BENEFÍCIOS DA CERTIFICAÇÃO DIGITAL
Além de tudo o que foi mencionado até aqui, a emissão do Certificado digital vai oferecer como principais benefícios:


1.    Segurança
2.    Redução de despesas
3.    Facilidades na declaração do Imposto de Renda
4.    Possibilidade de participar de leilões eletrônicos
5.    Elaboração de procurações eletrônicas
6.    Redução da burocracia
7.    Mobilidade
8.    Sustentabilidade

 

QUEM PRECISA DE CERTIFICADO DIGITAL?
Qualquer pessoa (física ou jurídica) que deseja realizar atividades no mundo virtual de forma segura e autenticada, pode fazer a emissão do Certificado Digital, porém para empresas e organizações que emitem nota fiscal eletrônica (NF-e), assim como para todas inscritas no regime tributário de lucro real ou lucro presumido, são obrigadas a fazer uso do Certificado Digital. (As empresas inscritas no Simples, como não são obrigadas a emitir nota fiscal eletrônica, não precisam de certificação digital).

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!


Aguarde..